• Dom. Out 6th, 2024

Reavivamento Eucarístico e sinodalidade

Byadmin

Jul 8, 2024

(RNS) — Quando o Papa Francisco pediu uma consulta mundial aos leigos católicos sobre suas preocupações como parte da Sínodo sobre a sinodalidadeos bispos dos EUA responderam com menos entusiasmo. Em vez disso, a Conferência dos Bispos Católicos dos EUA investiu seu tempo, esforço e dinheiro em um programa nacional chamado Reavivamento Eucarístico.

Não era impossível fazer os dois programas, mas como qualquer pastor lhe dirá, fazer dois programas principais ao mesmo tempo em uma paróquia é muito difícil. Já é difícil o suficiente fazer apenas um programa e manter todas as outras atividades da paróquia rolando.

Com um pouco de esforço, os dois programas poderiam ter se complementado em vez de estarem em conflito. Afinal, a sinodalidade contribui para uma Eucaristia melhor, e a Eucaristia cria e nutre a sinodalidade. Ambos são sobre comunhão, participação e missão.

“No seu sentido mais amplo”, segundo o relatório de síntese da reunião de outubro de 2023 do sínodo“a sinodalidade pode ser entendida como cristãos caminhando em comunhão com Cristo em direção ao Reino junto com toda a humanidade”.

“Sua orientação é para a missão”, diz o relatório, “e sua prática envolve reunir-se em assembleia em cada nível da vida eclesial. Envolve escuta recíproca, diálogo, discernimento comunitário e criação de consenso como uma expressão que torna Cristo presente no Espírito Santo, cada um tomando decisões de acordo com suas responsabilidades.”

Uma parte central da fase paroquial e diocesana do processo sinodal é a “conversa no Espírito”, na qual os participantes em grupos de 10 ouvem uns aos outros sobre questões enfrentadas pela igreja. O processo constrói comunhão e encoraja a participação na missão de Jesus.



É fácil ver como esse processo pode se traduzir na participação na Eucaristia, o sacramento da Comunhão que capacita a comunidade cristã a participar da missão de Jesus de espalhar as boas novas do amor do Pai e nossa responsabilidade de amar todos os nossos irmãos e irmãs.

Participantes da Peregrinação Eucarística Nacional deixam a Basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição, na manhã de sábado, 8 de junho de 2024, em Washington, DC (foto RNS/Aleja Hertzler-McCain)

Mas o Reavivamento Eucarístico tem um foco completamente diferente. É mais sobre a Bênção, onde o pão consagrado é adorado, do que a Eucaristia, onde a comunidade é alimentada.

O ímpeto para o Reavivamento Eucarístico veio do medo dos bispos de que os fiéis não acreditassem mais na presença real na Eucaristia. De fato, muitos católicos nem mesmo entendem o que a igreja ensina sobre isso.

De acordo com Centro de Pesquisa Pew“Mais de quatro em cada dez católicos nos Estados Unidos (45%) não sabem que sua igreja ensina que o pão e o vinho usados ​​na Comunhão não apenas simbolizam, mas na verdade se tornam o corpo e o sangue de Cristo.”

O Pew descobriu que os católicos acreditavam que o pão e o vinho eram apenas símbolos da presença de Cristo. “Quase sete em cada dez católicos (69%) dizem que acreditam pessoalmente que durante a missa católica, o pão e o vinho usados ​​na comunhão ‘são símbolos do corpo e do sangue de Jesus Cristo’”, de acordo com o Pew. “Apenas um terço dos católicos dos EUA (31%) dizem que acreditam que ‘durante a missa católica, o pão e o vinho realmente se tornam o corpo e o sangue de Jesus’”.

Outros, incluindo o Centro de Pesquisa Aplicada ao Apostoladocontestaram a pesquisa da Pew, mas as descobertas da Pew causaram pânico entre os bispos, o que resultou em um orçamento de US$ 28 milhões para o Reavivamento Eucarístico, embora o orçamento tenha sido posteriormente reduzido para US$ 14 milhões.

Irmã Mary Fatima Pham, segunda da direita, ajoelha-se com outros católicos enquanto assistem à Eucaristia levada a bordo de um barco no Rio Ohio na Marina Steubenville em Steubenville, Ohio, domingo, 23 de junho de 2024. A Peregrinação Eucarística Nacional será concluída no Congresso Eucarístico Nacional em Indianápolis em meados de julho, o primeiro realizado em mais de 80 anos. (Foto AP/Jessie Wardarski)

Irmã Mary Fatima Pham, segunda da direita, ajoelha-se com outros católicos enquanto assistem à Eucaristia levada a bordo de um barco no Rio Ohio na Marina Steubenville em Steubenville, Ohio, domingo, 23 de junho de 2024. A Peregrinação Eucarística Nacional será concluída no Congresso Eucarístico Nacional em Indianápolis em meados de julho, o primeiro realizado em mais de 80 anos. (Foto AP/Jessie Wardarski)

Desde o seu início, o Reavivamento Eucarístico foi sobre a presença real de Jesus na Eucaristia e a transubstanciação do pão e do vinho no corpo e sangue de Cristo.

O renascimento incluiu procissões eucarísticas e bênçãos em paróquias e dioceses e culminou com uma Congresso Eucarístico Nacional em Indianápolis de 17 a 21 de julho, onde milhares de pessoas de todo o país são esperadas.

Mas, repito, o reavivamento tem mais a ver com a Bênção do que com a Eucaristia.

A bênção é sobre adorar Jesus. A eucaristia é sobre adorar o Pai e transformar a comunidade no Corpo de Cristo. Cristo não se faz presente na mesa do altar para que possamos adorá-lo. Ele está presente para que possamos comê-lo e nos tornarmos o que comemos.

O reavivamento foca no indivíduo em vez da comunidade. Ele foca em mim e em Jesus em vez da comunhão dos cristãos. Ele foca no que acontece com o pão e o vinho em vez do que acontece com a comunidade. Ele foca na experiência pessoal em vez da missão.

Deixe-me esclarecer. Não há nada de errado com a Bênção, mas ela não é a Eucaristia. Jesus não instituiu a Eucaristia na Última Ceia para que pudéssemos adorá-lo. Seu foco sempre foi no Pai, não em si mesmo.



Se ouvirmos a oração eucarística recitada pelo padre para a comunidade, louvamos e agradecemos ao Pai por tudo o que ele fez por nós, especialmente por enviar Jesus com as boas novas do amor e da compaixão do Pai por nós.

Não rezamos a Jesus, mas “por ele, com ele e nele, na unidade do Espírito Santo” ao Pai.

Lembramos da vida, morte e ressurreição de Jesus. Durante a oração eucarística, pedimos ao Espírito que nos transforme no corpo de Cristo para que possamos continuar sua missão de levar justiça, paz e amor ao mundo.

A sinodalidade é sobre comunhão, participação e missão; assim também é a Eucaristia. Pena que o Reavivamento Eucarístico não é.

Source link

By admin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *