• Qui. Jun 13th, 2024

A Europa baniu a rede RT da Rússia. Seu conteúdo ainda está se espalhando.

Byadmin

Mai 30, 2024

O site que se autodenomina Man Stuff News atende a uma certa sensibilidade, com categorias como “Backyard Grilling”, “TV Shows for Guys” e “Beard Grooming”. Um artigo recente intitulado “Dicas para pais durante o trabalho de parto” ofereceu este conselho: “Lembre-se de passar algum tempo juntos antes de decidir se devem ou não dar à luz”.

No entanto, acesse a seção dedicada às notícias mundiais e a natureza da cobertura muda drasticamente. Aí, um artigo recente menosprezou um mandado internacional para prender o presidente da Rússia, Vladimir V. Putin, por crimes de guerra. Repetia, palavra por palavra, um artigo que havia aparecido um dia antes com uma assinatura diferente no site da RT, a rede global de televisão da Rússia.

RT, que o Departamento de Estado dos EUA descreve como um jogador-chave no aparato de desinformação e propaganda do Kremlin, foi bloqueado na União Europeia, Canadá e outros países desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em 2022. Sites como o Man Stuff News, no entanto, ajudaram a RT a contornar as restrições e a continuar a atingir o público europeu e americano, de acordo com para um novo relatório.

Réplicas de artigos de RT foram lavadas milhares de vezes em centenas de sites, de acordo com o relatório, escrito por pesquisadores do German Marshall Fund, da Universidade de Amsterdã e do Institute for Strategic Dialogue, uma organização de pesquisa sem fins lucrativos. Os sites incluem agregadores de conteúdo como o Infowars, dirigido pelo teórico da conspiração Alex Jones; espelhos de RT reaproveitados de locais “zumbis” abandonados; falsos meios de comunicação locais com nomes como San Francisco Telegraph; e domínios com foco em espiritualidade, ioga, extraterrestres e apocalipse. Muitos dos artigos foram posteriormente divulgados através das redes sociais.

A justificativa para a republicação de conteúdo RT provavelmente varia de site para site, mas a republicação sub-reptícia representa um perigo particular na União Europeia, onde as preocupações com as campanhas de desinformação ligadas ao Kremlin estão se intensificando, especialmente enquanto a Rússia tenta enfraquecer o apoio europeu à Ucrânia antes de eleições parlamentares na próxima semana.

“Esta é realmente a ponta do iceberg da propaganda russa”, disse Bret Schafer, coautor do relatório e membro sênior do German Marshall. “Ficou bastante evidente quando estávamos analisando os resultados da pesquisa na UE que, se a propaganda russa não aparece nos domínios russos, ela está sendo transmitida, o que é uma espécie de golpe duplo, porque não está apenas evitando restrições e proibições, está fazendo isso. em sites que são menos transparentes que o próprio RT.”

A RT afirmou num comunicado que o seu conteúdo não seguia a “linha partidária do Departamento de Estado dos EUA/NATO” e acrescentou que está “muito feliz que o conteúdo noticioso da RT seja tão popular entre uma ampla gama de plataformas e utilizadores”.

Uma mensagem enviada para um endereço de e-mail listado para registro no site Man Stuff News ficou sem resposta. O site oferece poucos detalhes sobre onde está localizado ou quem o opera.

À medida que fontes não-russas repetiam os pontos de discussão do Kremlin, ajudaram a legitimar as narrativas para um público muitas vezes desavisado, concluíram os investigadores. Os artigos copiados, que os investigadores descreveram como “bonecos de propaganda da Rússia”, visavam uma enorme faixa geográfica de telespectadores através de sites registados em pelo menos 40 países em seis continentes, incluindo países onde a RT está ostensivamente bloqueada. Ao considerar o conteúdo da RT em outras línguas que não o inglês, juntamente com outros meios de comunicação controlados pelo Kremlin, o verdadeiro âmbito da lavagem de propaganda russa é provavelmente muito maior, disseram os investigadores.

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, disse em um discurso este mês que ela estava “particularmente preocupada com o aumento da interferência e manipulação estrangeira nas nossas sociedades, nas nossas democracias e nas nossas eleições”. Ela citou “enxames de desinformação negativa” sobre questões e candidatos específicos e tentativas maliciosas de “comprar influência e causar o caos”.

No mês passado, um consórcio de 36 organizações europeias de verificação de factos afirmou que o conteúdo falso ou enganoso sobre a UE ou a Ucrânia estava entre as formas de desinformação mais prevalentes que encontrou.

Um Relatório da UE este ano, disse que agentes no estrangeiro – sobretudo da Rússia, mas também da China – estavam a coordenar-se em “virtualmente todas as plataformas” para criar um ambiente de informação alternativo que minaria a confiança na democracia. No mês passado, a Comissão Europeia realizou uma reunião pré-eleitoral Teste de stress para avaliar a preparação das plataformas contra falsificações geradas por IA, influenciar campanhas de contas de bot e outras ameaças.

Desde 2022, o Kremlin não consegue obter acesso a alguns dos seus principais canais de mensagens no Ocidente depois de Canadá e a União Europeia tirou RT de suas ondas de rádio. Este mês, o bloco suspenso quatro outros meios de comunicação russos da radiodifusão.

Nos Estados Unidos, os reguladores governamentais não tomaram medidas contra o posto avançado americano da rede russa, RT America. Em vez disso, os distribuidores de televisão em todo o país cortaram relações com a RT America no início de 2022, e esta fechou em poucos dias.

As plataformas online também tentaram restringir o alcance da RT; YouTube bloqueou acesso global aos canais afiliados à RT e disse que se esforçou para remover informações incorretas prejudiciais. O conteúdo RT lavado, no entanto, persiste lá e em outras plataformas, disseram os pesquisadores, ecoando descobertas anteriores de outros grupos de pesquisa. No YouTube, os artigos de RT pareciam ter sido narrados usando um gerador automatizado de conversão de texto em fala para evitar filtros. O conteúdo copiado do RT também apareceu nos principais sites sociais e de mensagens como Facebook, LinkedIn, Pinterest, Substack, Telegram e X, bem como em plataformas de nicho como Gab e Rumble, disseram os pesquisadores.

Trabalhando a partir de mais de 1.500 artigos de RT publicados no ano passado, os investigadores procuraram websites que apresentassem conteúdos ou metadados semelhantes, limitando a sua pesquisa a resultados geolocalizados nos Estados Unidos e na Bélgica, a capital de facto da União Europeia.

Alguns dos sites provavelmente estavam circulando o conteúdo da RT com a permissão da rede, disseram os pesquisadores, enquanto outros plagiaram a RT sem o seu conhecimento. Os sites podem ter sido ideologicamente alinhados com o Kremlin ou mais interessados ​​em direcionar tráfego para aumentar a visibilidade ou a receita publicitária. Alguns dos sites divulgaram que estavam repassando conteúdo RT. (O Man Stuff News encerrou sua cópia do artigo sobre o mandado de prisão do Sr. Putin postando o endereço da web da história original da RT.)

Réplicas literais de artigos da RT apareceram em meios de comunicação afiliados aos governos do Camboja, Irão, Nigéria e Iémen, bem como num meio de comunicação libanês propriedade do Hezbollah, uma milícia libanesa apoiada pelo Irão. Os investigadores ligaram um website a um ministério online católico conservador no Texas que tinha publicações sobre aborto, fabricação de velas e, num exemplo retirado da RT, a falta de ajuda após um terramoto na Síria.

Os investigadores observaram que a RT estava longe de ser o único meio de comunicação do Kremlin a ser lavado. À medida que se aproximam eleições importantes na União Europeia e nos Estados Unidos, os agentes de desinformação russos aperfeiçoaram as suas estratégias. Vídeos recentes apresentando vozes sintéticas e outros sinais de manipulação por inteligência artificial visaram eleitores americanos de direita com mensagens falsas sobre o presidente Biden. Organizações de notícias falsas criadas por agentes russos imitaram meios de comunicação americanos reais enquanto promoviam a propaganda do Kremlin; um ex-xerife da Flórida que recebeu asilo político em Moscou construiu mais de 160 desses sites falsos.



Source link

By admin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *